BLACK FRIDAY: Dicas para não cair em tentação nessa sexta

  • sexta-feira, novembro 23, 2018
  • By Nicole
  • 0 Comments

BLACK FRIDAY: Dicas para não cair em tentação nessa sexta

Black Friday é um dos eventos mais esperados do ano pelos compradores, mas pode te trazer arrependimentos grandes.

Você é daquele tipo que não pode ver uma promoção? Passa na frente de uma loja e já fica de olho no que poderia comprar? Então, a Black Friday pode ser o seu verdadeiro ponto fraco.

Criada nos Estados Unidos, a Black Friday é o evento que marca a abertura da temporada das compras natalinas. Realizada sempre na última sexta-feira do mês de novembro, ela é muito conhecida pelos descontos.


Nos Estados Unidos eles levam a sério essa questão dos descontos. Alguns produtos chegam a ter 70% de desconto, mas no Brasil não foi bem assim que o evento se estabeleceu. No Brasil desde 2010, a Black Friday acabou ficando com uma fama um tanto nebulosa e fraudulenta.

Ainda assim, com alguns lojistas acusados de maquiar promoções com ofertas que na verdade nunca existiram, ela causa estragos no bolso dos que não pensam no futuro e compram o que aparecer pela frente.




Esses são os momentos de “tentação”, em que é necessário repensar os conceitos de educação financeira e prezar sempre pelo seu bem-estar no futuro, e não em um prazer momentâneo. No bom e velho português, tratando-se de finanças pessoais, na Black Friday, o medo pode ser o seu melhor amigo.

Imagem relacionada

Para não cair em tentação e acabar entregando meses de boas práticas com as suas finanças, resolvemos separar algumas dicas que podem te ajudar a pensar melhor sobre os seus investimentos nesta data que ninguém no Brasil consegue sair totalmente imune:

1 - PLANEJAMENTO É TUDO: ANALISE SEU ORÇAMENTO

Nada como um bom tratamento de choque para se convencer de que, na verdade, nem precisa tanto. Reveja o seu orçamento, verifique seus últimos gastos, você realmente está com dinheiro na conta sobrando para fazer compras?

Pense nas suas prioridades, deixe o cartão de crédito de lado. Isso pode te ajudar a ter uma noção mais clara sobre a sua saúde financeira.

2- NÃO COMPRE NADA POR IMPULSO

Evite novas dívidas por conta da sua empolgação. É natural, a gente sabe, acender uma luzinha consumidora dentro de si com tanta propaganda toda hora e preços que realmente parecem tão atrativos. Mas, pense e pense mais uma vez: eu realmente preciso disso?

Muitas vezes, podemos comprar algo. O dinheiro está sobrando no nosso bolso, mas ele pode ser investido de uma maneira mais inteligente, que vai gerar lucros e não apenas comprando produtos em promoção. É um bom exercício!

3 - NÃO CAIA EM FALSAS PROMOÇÕES

Uma prática que ficou conhecida no Brasil na época da Black Friday: o comerciante passou a aumentar seus preços uma semana antes, para então diminuir novamente para o valor normal no dia do evento, “maquiando” um desconto que nunca existiu.

Dessa forma, preste muita atenção para não ser enganado com esse tipo de promoção. Se o seu principal mote para este evento é que não dá para desperdiçar um bom desconto, você pode estar sendo apenas vítima de uma ilusão.


4 - MANTENHA O FOCO E PESQUISE PREÇOS

Se, apesar de tudo isso, você acha realmente que está precisando muito de algo e pode aproveitar nesta Black Friday, é essencial que você tenha se programado para isto antes, sem deixar que esse desejo comprometa economias guardadas para outros fins.

Se você tiver se programado e tiver algum dinheiro separado para tal, pesquise muito bem, reveja o mesmo produto em vários lugares e não esqueça de checar a credibilidade das lojas que está interessado, caso a sua compra seja pela internet.

5 - LEMBRE-SE: NATAL E ANO NOVO ESTÃO LOGO AÍ

Funciona, é sério. Quer muito comprar uma Tv nova, mas já tem uma tv novinha em casa? Reflita, e se quiser até coloque no papel todos os gastos que terá no final do ano com festas em família, possíveis férias e tudo mais.

A Black Friday é uma prévia das compras natalinas, como já falamos anteriormente, mas ela não foi pensada para comprometer a sua árvore de presentes no final do ano. Já pensou como as crianças podem ficar tristes?

SEU FUTURO VALE MAIS

Quem não gosta de comprar coisas novas? Todo mundo, mas a questão nunca foi essa. Como você já deve saber na sua rotina de economias é que para cada escolha existe uma renúncia. Que legal seria, no lugar de investir num eletrônico, aproveitar uma grana extra e investir em algum fundo de investimento?

Fazer o seu dinheiro render mais, quem sabe? E não precisa arriscar as suas economias, existem investimentos seguros para você também, só precisa pesquisar e saber qual deles é mais adequado ao seu perfil.

previdência privada, por exemplo, é um dos investimentos mais seguros hoje em dia, regulada pela Superintendência de Seguros Privados (Susep). Procure uma seguradora de confiança, saiba qual a melhor escolha para você.

Gostaram das dicas? Pretendem testar?
Nos conte nos comentários e compartilhe com os amigos.
Para acompanhar um pouco mais sobre mim é só me seguir no Instagram e no Youtube.

You Might Also Like

0 comentários