Campus Party Brasília promove Fórum Cidades Inteligentes e Humanas

  • sexta-feira, junho 09, 2017
  • By Nicole Regiane
  • 0 Comments


A Campus Party é a maior experiência tecnológica do mundo que reúne jovens geeks em um festival de inovação, criatividade, ciência, empreendedorismo e universo digital

Em 2017 com a comemoracao de 10 anos do evento, a  Campus Party vem com sua  1ª edição em Brasília. A chegada do evento na capital acontece por uma iniciativa da ASTEPS (Associação Brasileira de Startups e Empreendedores Digitais), do Presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal, Joe Valle e do Secretário Adjunto de Trabalho do DF, Thiago Jarjour.


O evento promove o Fórum Cidades Inteligentes e Humanas com uma série de painéis que promete discutir soluções  para melhora da qualidade de vida nas grandes cidades. 

“Uma cidade inteligente e humana não se faz somente com tecnologia, mas sobretudo com um olhar urbanístico e ambiental que proporcione às pessoas mais qualidade de vida, tendo o cidadão como centro de seu desenvolvimento, nos aspectos educacionais, culturais, sociais e econômicos. O desafio deste fórum é debater estes temas e toda essa conjuntura, trazendo também boas práticas que já estão sendo pensadas no âmbito governamental e privado”, explica Francesco Farruggia, presidente do Instituto Campus Party.

Dividido em quatro painéis, com moderadores e participantes especializados nos devidos temas, o Fórum resultará em quatro relatórios que serão unificados em um manifesto a ser publicado e divulgado na mídia, no site da Campus Party e nos sites dos participantes com o objetivo de levar a discussão ocorrida dentro do evento para toda a população.    

“A economia mundial avança a passos largos para sua quarta onda de desenvolvimento. A Internet das Coisas (IOT), a inteligência artificial e a nanotecnologia, por exemplo, já deixaram de ser conceitos futuristas e estão cada vez mais desenvolvidos e presentes nas nossas vidas. Esse fórum, portanto, é primordial para entender melhor como podemos tirar o melhor benefício possível das novas tecnologias em prol da sociedade”, avalia Farruggia.

Confira abaixo a programação completa e mais detalhes dos painéis que fazem parte do Fórum Cidades Inteligentes e Humanas:   

Das 10h às 11:30h - Mesa 1: Como as Cidades Inteligentes e Humanas podem mudar as perspectivas do século XXI
Esta mesa introdutória trará uma visão global das transformações que estão em curso no mundo, apresentando o conceito de cidades inteligentes e humanas e ferramentas para a sua implementação.
Palestra 1: André Gomyde (Rede Brasileira de CIH/Terracap) – Brasília/DF
Palestra 2: Vinicius Garcia de Oliveira (CPqD) – Campinas/SP
Comentários: Andrezza Kamille Regis Torres (Sebrae) – Brasília/DF  

Das 11:30h às 13:00h - Mesa 2: As Políticas Governamentais para o Desenvolvimento de Cidades Inteligentes e Humanas
As políticas governamentais para o desenvolvimento das cidades brasileiras como inteligentes e humanas, nos aspectos da inovação tecnológica, das comunicações, da Internet das Coisas e da Legislação, como atributos importantes para o desenvolvimento social e da indústria nacional.
Palestra 1: Américo Bernardes (MCTIC) – Brasília/DF
Palestra 2: Dep. Vitor Lippi (Frente Parlamentar) – Brasília/DF
Palestra 3: Carlos Frees (ABDI) – Brasília/DF
Comentários: Claudio Nascimento (Rede Brasileira de CIH) – Olinda/PE  

Das 14:30h às 16:00h - Mesa 3: O Parque Tecnológico BioTIC e a política de Ciência e Tecnologia do Distrito Federal
O papel do novo parque tecnológico de Brasília – o BioTIC – na formação de um ecossistema de inovação na cidade e seu alinhamento com a política de Ciência e Tecnologia do Distrito Federal.
Palestra 1: Hideraldo Almeida (Terracap) – Brasília/DF
Palestra 2: (Sec. Ciência, Tecnologia e Inovação do Distrito Federal) – Brasília/DF
Palestra 3: Cristiane Pereira (Multiplicidade) – Brasília/DF
Comentários: José Alberto Aranha (Anprotec) – Brasília/DF  

Das 16:30h às 18:30h - Mesa 4 – Boas práticas em empreendedorismo e soluções tecnológicas para Cidades Inteligentes e Humanas
Apresentação de experiências governamentais e privadas no desenvolvimento de soluções tecnológicas voltadas ao conceito de Cidades Inteligentes e Humanas.
Palestra 1: Fernando Nery (Empresa Módulo – Plataforma Integrada para Governança de Cidades Inteligentes) – Rio de Janeiro/RJ 
Palestra 2: Sérgio Rodrigues (SIGELU – Sistema de Gestão em Limpeza Urbana – SIGELU) – Rio de Janeiro/RJ 
Palestra 3: Duque Dantas (CGTIC – Comitê Gestor de Tecnologia da Informação e Comunicação) – Brasília/DF
Palestra 4: (Secretaria Especial de Micro e Pequena Empresa – União)
Comentários: Thiago Jarjour (Secretaria do Trabalho do Distrito Federal) – Brasília/DF  


Para acompanhar um pouco mais da Campus Party ao vivo? Basta seguir nas redes sociais: 

Me chamo Nicole. Nasci em Brasília, mas moro no Canada. Acredito que cada lugar nos marca de alguma maneira. Criei esse blog para compartilhar as coisas que amo com vocês.

You Might Also Like

0 comentários